18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
A Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Tutelar de Passos Maia, está promovendo várias ações, em uma união de esforços para reduzir estatísticas de violência contra crianças e adolescentes.
Durante a semana passada e esta semana, as psicólogas Maria Elena e Eliane Mezalira, professora Ithe de Oliveira, juntamente com o Conselho tutelar estão realizando palestras de orientações nas escolas Nossa Senhora Aparecida no assentamento Zumbi Dos Palmares, Escola Duque de Caxias na Indumel e na Escola Coralia Gevaerd Olinnger.
Esse dia foi escolhido por que em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Lembrando que qualquer tipo de abuso pode ser informado com segurança a um dos vários órgãos de proteção: Conselho Tutelar, à Secretaria de Desenvolvimento Social, ao Ministério Público, à polícia Civil ou Militar e Disque 100.