Produtores de Passos Maia aprendem técnicas para criação de bezerras e novilhas

Técnicas para maximizar a produção nas propriedades foram estudadas por 16 pessoas participantes do curso de criação de bezerras e novilhas em Passos Maia. As atividades foram realizadas de forma teórica e prática, entre quinta-feira e sexta-feira, dia 13, atendendo famílias integrantes do Programa Mais Leite.

Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso foi promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada, com apoio da Prefeitura de Passos Maia, Valcredi e Coplavale. Os alunos participaram de 16 horas de aula, sob a orientação do instrutor do Senar, o médico veterinário Marcelo Foresti.

Segundo ele, o principal objetivo do treinamento foi repassar aos participantes instruções e técnicas direcionadas à ampliação da produção. Ao longo de 16 horas, atividades teóricas e práticas foram trabalhadas com os alunos. “Com isso eles vão agregar valor na propriedade e aumentar a rentabilidade”, destacou Marcelo.

As primeiras 12 horas do treinamento foram teóricas. As atividades prepararam os participantes para o trabalho prático desenvolvido durante a tarde de sexta-feira. Eles exercitaram técnicas de contenção dos animais, colocação de brincos, verificação dos índices zootécnicos e técnicas de manejo.