Representantes do Conselho do Parque Nacional das Araucárias visitam área de preservação em Concórdia

A visita de representantes do conselho do Parque Nacional das Araucárias (Parna) ao Parque Estadual Fritz Plaumann (PE Fritz) estreitou o relacionamento entre as duas unidades de preservação na última semana. O encontro foi promovido pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).

Entre os conselheiros do Parna, estavam representantes do poder público municipal (executivo e legislativo), órgãos ambientais, de assistência técnica, universidades, representantes comunitários e gestores de Unidades de Conservação (UCs) próximas. O evento também foi uma retribuição à visita do conselho do PE Fritz ao Parna, ainda em maio de 2012.

O principal objetivo do encontro foi aproximar os dois conselhos, promovendo uma troca de experiências e ideias ligadas às atuações nas áreas de conservação, gestão, denvolvimento comunitário e exploração turística do Parna. Além disso, as rodadas de conversa foram momentos úteis para criar vínculos e estratégias voltadas a futuros projetos e parcerias.

Algumas iniciativas do PE Fritz foram conhecidas pelos visitantes. As experiências ainda deverão ser debatidas mais profundamente em uma reunião extraoridinária neste ano. A previsão é de que em novembro um encontro aconteça para encaminhar atividades e qualificar a atuação do conselho, propondo também ações para o Parna.