Atividades de capoeira têm encerramento no núcleo de Passos Maia
Na última quinta-feira, dia 28 de novembro, foi realizado o encerramento das atividades de capoeira do ano em Passos Maia, com o grupo Navio Negreiro, núcleo de Passos Maia, que tem sua matriz em São Paulo e é integrado por aproximadamente 180 crianças.
O grupo, composto por crianças e adolescentes, reuniu-se pela última vez neste ano no Centro Comunitário de Passos Maia para a entrega de certificados. O evento contou também com a presença de pais e professores. Os alunos, instruídos pelo monitor Josuei, puderam fazer uma demonstração e conversar sobre o que foi aprendido durante o ano.
Ao longo do ano, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história por trás da capoeira, aprender sobre cada instrumento e entender sua origem.
“A capoeira não é uma luta para você aprender e sair brigando por aí. É uma dança, uma ginga, uma luta que ensina muitas coisas, mas o principal objetivo é aprender a controlar a si mesmo. Durante o ano, buscamos fazer com que eles compreendessem um pouco mais da história da capoeira e percebessem que não há idade para praticá-la. Todos podem participar, desde os pequeninos até os adultos. Só é preciso treino e dedicação”, destacou o monitor Josuei.
Também, em conversa com a secretária de Assistência Social, Sra. Vania Tozzo, ela destacou a importância de mais esse grande projeto:
“Mais um projeto que encerramos neste ano. É um momento que nos deixa felizes por ver as crianças interessadas e com brilho nos olhos ao praticar. É algo que elas gostaram, receberam bem e se dedicaram durante o ano. Nós, como governo municipal, sempre visamos criar novos projetos em várias modalidades, para que cada um possa praticar e conhecer melhor aquilo que gosta. E, quem sabe, no futuro possamos ter grandes profissionais nessas áreas”, destacou a secretária.
Arquivos