Sustentabilidade da araucária e erva-mate são temas de seminário na ExpoFemi 2022

Até quinta-feira (05) técnicos, produtores e visitantes da ExpoFemi 2022 poderão acompanhar palestras do Seminário Sustentabilidade da Araucária e Erva-Mate. O evento é uma oportunidade de conhecimento, orientações, informações e atualizações sobre o tema. As atividades acontecem no auditório da feira, próximo ao pavilhão do Artesanato. O seminário deste ano irá debater os novos rumos da espécie. A primeira edição aconteceu no ano passado, de forma on-line e debateu o grande risco de extinção da espécie na região.

Na abertura do seminário participaram o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o vice- prefeito e presidente da ExpoFemi, Adenilso Biasus, o prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), Márcio Luiz Bigolin Grosbelli, presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sidnei Mesnerovicz, mediadora do evento, Neiva Wustro, o presidente da Sociedade Brasileira de Recuperação das Áreas Degradadas (Sobrade), Maurício Balenciefer, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, o prefeito de Passos Maia, Osmar Tozzo, técnicos e produtores.

Cultura importante

A mediadora do evento, Neiva Wustro, afirma que a araucária é uma cultura agrícola importante na região Oeste de Santa Catarina. “Preservá-la não é apenas deixar ela em um parque, mas sim reintroduzir na vida em sociedade. E esse é o principal objetivo do Seminário Araucária e Erva Mate”, destaca ela.

Programação

Durante o evento acontecerão palestras e workshops para debater a temática araucária e a erva-mate. Nesta segunda-feira (02), às 15 horas, acontecerá a palestra “Perspectivas da economia voltada à erva-mate”.

Já na terça-feira (03), das 8h às 12h, acontecerão os cursos: Enxertia e produção precoce de pinhão como alternativa de renda e Recuperação de áreas degradadas: bases técnicas para execução do programa de regularização ambiental do Estado de Santa Catarina; às 14 horas acontece Mesa Redonda no espaço Turismo do Grande Oeste com a temática: “A culinária da erva-mate e do pinhão: história, composição nutricional, atualidades gastronômicas saberes e sabores”; 14 horas acontece o curso gastronômico da pinha e erva-mate, na cozinha da ExpoFemi e também às 14h curso sobre Legislação atual da Araucária, no auditório da Unoesc.

Na quarta-feira (04), às 13 horas, visita ao Parque das Araucárias; na quinta-feira (05), às 14h, palestra sobre o manejo florestal da araucária e às 16h curso de poda de araucária e erva-mate no viveiro da ExpoFemi.

Fonte: Expofemi.com.br