Passos Maia em alerta contra a Dengue

Santa Catarina já registra mais de 500 casos de dengue em 2022. O número acende um alerta sobre os cuidados e prevenção contra a doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a maior incidência está na região Oeste, que concentra aproximadamente 87% dos casos autóctones de todo o estado.

No total, 119 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de três doenças: dengue, zika vírus e chikungunya. Esse dado representa um incremento de 10,2% em relação ao mesmo período de 2021, que registrou 108 municípios nessa condição.

Em Passos Maia a campanha de combate a dengue segue em ritmo acelerado, uma verdadeira força tarefa contra o mosquito, todas as secretarias trabalhando em equipe, além de contar também com a Agente de Endemias, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Agentes de Saúde.

De acordo com o prefeito Osmar Tozzo a prevenção da dengue depende de uma ação conjunta entre o poder público e a população. “Manter os cuidados básicos, ou seja, eliminar os locais que possam acumular água ainda é a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Descartar corretamente o lixo, manter piscinas e calhas limpas, não acumular entulho, são atitudes que precisam virar rotina. Não esquecer também os objetos maiores, como as caixas d’água, que precisam ser tampadas”, comenta o prefeito Osmar.