Agentes de Saúde e de Endemias Realizam 219 Visitas em Passos Maia no Combate à Dengue
Um grupo de 14 agentes de saúde mais a agente de endemias concluíram nesta semana 219 visitas às famílias de Passos Maia com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito da dengue. As amostras coletadas foram encaminhadas ao laboratório, e os resultados serão divulgados em breve para a população, acompanhados de novas ações de combate ao vetor.
Durante as visitas, as agentes orientaram os moradores sobre a importância de evitar água parada em vasos de plantas, caixas d’água destampadas, pneus e outros locais que possam acumular água. Também foram repassadas informações sobre a destinação correta do lixo e as medidas necessárias para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Bruna dos Santos Ferreira, agente de endemias, explicou que as visitas foram organizadas por meio do sistema LIRAa/LIA, seguindo a regra de coletar amostras em uma residência e pular duas. Ela destacou que, de modo geral, os moradores foram receptivos e demonstraram preocupação com a dengue. “Não adianta a minha casa estar bem cuidada se meu vizinho não fizer o mesmo”, reforçou Bruna, ressaltando a importância da adesão coletiva à campanha de prevenção.
A Secretaria de Saúde e as agentes colocam-se à disposição para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre medidas preventivas.
Arquivos