Dia do Idoso é comemorado com festa envolvendo quase 200 idosos

A energia exibida nos passos embalados por uma agitada tarde dançante, o descanso e o relaxamento vistos no tradicional carteado e o clima sereno do jogo de bocha foram cenas desta quinta-feira, dia 26, durante a festa dos idosos em Passos Maia.

A Secretaria de Desenvolvimento Social do município organizou uma ampla programação para comemorar a passagem do Dia Internacional do Idoso. Com quase 200 participantes, o evento realizado ao longo do dia foi repleto de atividades.

Logo cedo os idosos acompanharam apresentações culturais promovidas por alunos do ProJovem. A programação se estendeu sob o embalo de muita música. Os torneios de truco, canastra, três sete, dominó e bocha ainda envolveram os participantes, com uma matinê encerrando as comemorações.

Além de homenagear os idosos, a festa também foi uma espécie de agradecimento aos muitos que ajudaram a iniciar a história de Passos Maia. “Essa confraternização serviu para agradecer a eles pelo começo do município”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Adiles Joana Marini.

Com uma lembrança entregue a cada participante, a coordenadora geral da Terceira Idade, Neide Dalbem, disse que o momento foi prazeroso pela confraternização dos grupos da cidade e do interior. “O objetivo foi homenageá-los pelo dia e também fazer essa integração”, pontuou.

O Dia Internacional do Idoso foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1982 e é comemorado anualmente em 1º de outubro. Segundo dados do mais recente censo realizado pelo IBGE, a população com 65 anos ou mais está aumentando. Em 1991 o número de idosos representava 4,8%, passando para 5,9% em 2000 e 7,4% em 2010.